domingo, 25 de maio de 2014












O SEGREDO DA MELANCIA


            Cartaz nº 1 – João
- Bem, aqui certamente não é Kansas City, com certeza! – falou João repugnado, olhando hectares e mais hectares de milho plantado na fazenda de seu tio no estado de Kansas. – Se eu tivesse lembrado do que esta fazenda ficava tão distante da vida real, nunca teria vindo aqui de novo – virou-se e andou vagarosamente até a casa.
Cartaz nº2
- Oh, João! Que bom que você está de volta! – disse Tia Laura ao ver João entrar na cozinha. – Veja! Eu fiz sua torta predileta!
João amava torta de maça, e já estendendo a mão para receber a torta disse:
- Oba! Obrigado, Tia!
-Ainda não, filho – disse ela, rindo – espere até o jantar. Porque não sobe, lava as mãos e descansa um pouco? Chamarei logo que o jantar estiver pronto.
Cartaz nº3 – João olhando da janela do quarto
Sentado no quarto de hóspedes, João começou a pensar sobre sua última visita no verão, dois anos antes, quando conheceu André.
André morava perto da fazenda do Tio Jaime. Todas as lembranças sobre André foram boas. Ele gostava de jogar beisebol e era um bom jogador. Ao mesmo tempo não era orgulhoso ou exibido. Como era bom lembrar do tempo que passaram juntos nadando no rio. João então pensou: “Será que ele ainda mora na outra fazenda?”. De repente ficou em pé. – Eu tenho que perguntar – disse ele descendo a escada e entrando na cozinha.
- Tia Laura, você lembra do André? – perguntou João.
Por um momento sua tia pareceu ficar surpresa. Então ela disse:
- André? Oh, sim, nós lembramos muito bem dele.
Foi ai que Tio Jaime entrou e disse:
- Pensando em um jovem ótimo, André era um dos melhores. Todos gostavam dele e era bem-vindo em todas as casas.
Tia Laura parecia saber o que João estava pensando.
- João, - ela falou – nós sabemos que você é da cidade e acostumado a ter muitos colegas ao redor. A vida campestre talvez seja um pouco enfadonho para você, mas queremos fazer sua visita a mais agradável possível.
- Bem, eu sou feliz, mas seria com ter um colega aqui... é por isso que perguntei sobre André. – respondeu João.
João olhou para Tio Jaime e disse:
- Eu escrevi cartas para o André, mas ele parou de responder depois de algumas cartas. O senhor sabia que um dia quando eu estava aqui a outra vez, que nós estávamos nadando no rio e eu quase morri afogado? Se não fosse o André, eu teria morrido, mas ele me salvou.
Tia Laura ficou muito chocada com a história:
- Nunca ouvimos isto – ela comentou.
- André me ajudou em outras coisas também – explicou João. – Eu estava furioso com mamãe e papai porque eu pensei que eles me mandaram pra cá só para se livrarem de mim. Até tentei culpar os senhores e disse a André que deveriam me mandar de volta pra casa.
João viu como a tia ficou magoada, então rapidamente continuou:
- Mas estou bem agora. André me ajudou a entender quanto os dois me amam.
Houve um momento de silêncio, então João falou novamente:
- Me desculpe, Tio Jaime. Eu estava errado, mas me sentia tão só e precisava culpar alguém.
- E nos culpou – Tio Jaime disse, parecendo entender.
- Bem... sim – confessou João. – Mas André logo tomou conta da situação.
- Como? – perguntou Tia Laura.
- Quando fiquei reclamando, André disse que Tio Jaime é o fazendeiro mais sábio do mundo.
- Foi mesmo? – Tia Laura perguntou, surpresa.
- Foi! André disse que Tio Jaime uma vez contou o segredo da melancia. E ele disse que este segredo mudou sua vida – João continuou.
-Com um grande sorriso e lágrimas formando nos olhos, tio Jaime falou:
- Eu nunca vou esquecer aquele dia!
- Por favor, pode me contar o segredo também? – João perguntou.
- Quer dizer que André não contou? – perguntou Tio Jaime.
- Bem, ele começou, mas sua mãe o chamou para jantar. E foi a última vez que vi André, porque voltei para casa no outro dia.
Tio Jaime pensou um momento e depois levantou:
- Bem, eu já ia terminar o trabalho e Tia Laura precisa lavar a louça, mas pensando melhor, vou pegar uma das nossas melancias gigantes e vou contar o segredo para você também.
Em poucos minutos João esta sentado no terraço da casa com seus tios. Em frente do Tio Jaime estava uma melancia enorme!
- Ah! – disse Tio Jaime pensativo – Fazem poucos anos que sentei aqui mesmo e contei o segredo da melancia para André... certo, Laura?
Tia Laura, com os olhos cheios de lágrimas, acenou com a cabeça.
João ficou perplexo com o silêncio da Tia, mas sua curiosidade sobre o segredo foi maior.
- Bem, João – disse Tio Jaime, cortando a melancia ao meio – quando Deus criou o universo, o sol, a lua, as estrelas, o mundo, ele deve ter olhado para o espaço e se sentido só. Não sabemos com certeza, porque a Bíblia não diz. Mas sabemos que no sexto dia, Deus criou o homem e Ele o chamou Adão. Então Ele o colocou em um lindo jardim, onde criou também Eva, que se tornou a esposa de Adão.

Cartaz nº5 Adão e Eva.
Tio Jaime continuou:
- Tudo correu muito bem por um tempo, até um dia quando Eva ouviu uma voz – uma voz que não tinha escutado antes. Era o Diabo que tinha entrado no corpo de uma serpente. Sabe João, Deus tinha dado a Adão e Eva tudo – tempo agradável, tudo o que precisava para comer, tudo, quer dizer, MENOS Sua permissão para comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do MAL. Só havia uma regra que Deus disse que tinha que obedecer: não podiam comer do fruto daquela árvore. E, sabe, o diabo era tão astuto, que conseguiu convencer Eva a escutar só um minutinho. E foi ai que o problema começou.
Tio Jaime pegou uma semente de melancia e colocou na sua mão.
- A semente de curiosidade, foi isto mesmo. Eva sabia tão bem quanto Adão que ela deveria ficar longe daquela árvore; mas não, não resistiu a tentação, e antes de pensar duas vezes, ela deu uma mordida na fruta.
Espantado João perguntou:
- Ela comeu??
 - Sim – disse Tio Jaime, olhando à semente na sua mão. – Filho, me diga uma coisa, que é que você vê aqui? Algo brilhante ou algo escuro como a noite?
- Algo escuro – respondeu João
- Certo – Tio Jaime concorda. -  E você sabe o que aconteceu depois que Eva comeu da fruta daquela árvore e ofereceu para Adão, e ele também comeu! Bem, é triste, mas quando desobedeceram a Deus, o pecado entrou no mundo. Naquele dia, o coração do homem se tornou tão escuro quanto esta sementinha. A Bíblia nos diz: “Como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram”. A palavra TODOS é importante porque quer dizer exatamente isto: todos!
- João, leia aqui – Tia Laura disse, tirando uma Bíblia pequena do bolso do avental. Ela abriu para Romanos 3:23.
- “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” – Leu João.
- Está certo, Tio Jaime. Diz TODOS. – pensativo ele cochichou – mas isto também me inclui...

Cartaz nº 4 novamente
Tio Jaime apontou mais uma vez para a melancia.
- E pense só nisto – ele falou. – Em pouco tempo, aquela sementinha se espalhou pelo mundo todo, um pouco parecido com as sementinhas escuras desta melancia. E sabe – ele disse – há algo que todos nós fazemos quando comemos a melancia: cuspimos fora as sementes. Nós podemos nos livrar das sementes, mas não temos nenhuma maneira de nos livrar do pecado.
- João – disse seu tio. – Deus pode tirar o pecado... e o fez, dando ao mundo o melhor presente que poderia receber.
Mais uma vez Tio Jaime aponta para a melancia.
- Me diga, filho, o que PE que está cobrindo as sementinhas escuras?
- A parte vermelha – disse João.
- Certo, e você sabe de que a parte vermelha me lembra? A Bíblia diz que o sangue de Cristo, o Único Filho de Deus, nos purifica de todo pecado (I João 1:7). Deixe me contar como é que acontece.
- No Jardim do Éden, Deus fez uma promessa que mandaria um Salvador ( Gênesis 3:15) – alguém para nos salvar do pecado. Durante milhões, todo mundo esperou, até uma noite, Deus mandou seu Único Filho, Jesus, para nos salvar do nosso pecado (Gálatas 4:4).
- Agora Jesus não foi uma pessoa qualquer. Ele era perfeito em todos os sentidos. Ele era bondoso e andou fazendo o bem. Mas o povo não era bondoso para Ele, porque Ele falava a verdade. Ficaram furiosos. Eles pregaram Jesus na cruz no monte de Calvário. Bem, deixe-me dizer outra coisa – falou Tio Jaime. – Quando Jesus morreu na cruz, Ele tomou sobre si o castigo do NOSSO pecado. Veja só, João. Deus disse que o salário do pecado é a morte – ou separação eterna de Deus. Nós merecemos morrer por nossos pecados. Mas quando Jesus Cristo morreu, o preço total foi pago. Escute o que Deus diz na Bíblia: “Cristo morreu por nossos pecados... foi sepultado e, foi ressuscitado (ou viveu) ao terceiro dia” (I Coríntios 15:3,4). Jesus vive hoje. Agora é possível ter perdão dos nossos pecados para podermos viver para sempre com Ele.
Tio Jaime continuou:
- Um dia, um grande rei, Davi, fez algo muito errado.
Cartaz nº6 – O Rei Davi
- Quando se arrependeu do seu pecado, ele orou a Deus e disse: “Lave-me, e eu serei mais algo que a neve” (Salmos 51:7). É isto que o sangue de Jesus faz por nós, João. Quando cremos no Senhor Jesus como Salvador do pecado, ele nos perdoa. Seu sangue tira o nosso pecado.
- Está vendo como esta parte da casca é branca? Isto me lembra de como Deus vê os nossos corações – o nosso interior – depois que Jesus nos limpa do pecado. André ouviu o mesmo segredo e naquela hora, ele queria ter o coração limpo do pecado.
- E ele creu em Jesus? – João perguntou.
- Com certeza. E você, João? – perguntou Tio Jaime. – Você gostaria de fazer o que André fez? (PAUSA) A Bíblia diz que se você crer no Senhor Jesus Cristo será salvo (Atos 16:31). Você gostaria de pedir perdão a Deus pelo seu pecado, hoje mesmo?
- Oh, sim! – disse João.
- Então repita esta oração – seu tio disse – Mas tem que ser com sinceridade.
Tio Jaime orou uma oração simples e João repetiu:
- Senhor Deus, eu sei que sou pecador e me arrependo de tudo que eu tenha feito errado. Creio que Jesus morreu na cruz por mim. Eu peço que me limpe de todo o pecado, obrigado. Em nome de Jesus, amém.
Quando terminaram, João pulou:
- Oh, estou tão feliz, Tio Jaime. Eu quero ver André e e dizer a ele que Jesus também é meu Salvador agora!
Os olhos de Tia Laura encheram de lágrimas mais uma vez:
- Talvez você deva se sentar de novo, João. Tio Jaime tem mais algo para dizer.
- Lembra do lugar do rio onde você disse que André salvou sua vida dois anos atrás? – perguntou Tio Jaime.
- Nunca esquecerei – disse João.
- Bem, André não tinha um colega com ele quando foi nadar um dia, e ele morreu afogado.
João mal conseguia entender o que seu tio estava dizendo:
- Quer dizer que André morreu? – perguntou.
- Todos nós ficamos muito tristes com a morte de André, - continuou Tia Laura. – Ele era um bom menino e todos nós sentimos muito a falta dele.
Ela ficou pensativa um momento e depois sorriu, dizendo:
- Mas somos gratos porque sabemos que ele está com Jesus agora
Tio Jaime mais uma vez olhou para a melancia e disse:
- André está em um lugar bem melhor, pode ter certeza disto. E não terminamos a história da melancia. Algumas pessoas não sabem o que acontece antes que a melancia comece a se formar. Você gostaria de saber? – perguntou Tio Jaime sorrindo para João.
- É, eu acho que sim – João respondeu tristemente.
A FLOR DA MELANCIA – O CÉU Cartaz nº 7 – O Céu
- Bem, - disse Tio Jaime – há uma linda flor na planta da melancia. É dourada como as ruas no Céu, onde Deus habita. A bíblia diz, “As ruas do Céu são de ouro puro” e é onde André está agora. Ele está com Deus – Deus que o amou e Deus que ama a você. (João 3:16)
João pensou durante alguns minutos, então sorriu.
- Sabem , - ele disse – quando deixei de receber as cartas do André, eu pensei que ele tivesse me esquecido. Agora eu sei porque. Eu sou tão feliz que sei onde ele está agora.
- E tenho certeza que ficará feliz em ver você um dia, João – disse Tia Laura.
Cartaz nº 8
Tio Jaime se inclinou e pegou as duas bandas da melancia, colocou-as juntas e perguntou:
- João, deixe-me perguntar uma coisa. Qual a cor que você vê quando eu junto as duas partes da melancia?
- Verde – João respondeu. – Só posso ver o verde.
- Certo – disse seu tio. – E o verde nos lembra das coisas que crescem. Você sabia que a Bíblia nos manda crescer no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo? Veja João, quanto mais nós crescemos obedecendo a Palavra de Deus, mais perto estamos do Senhor. E quanto mais aprendemos da Palavra dEle, mais fácil se torna resistir aquelas sementinhas de tentação e pecado. O segredo está bem aqui dentro dessa melancia - disse Tio Jaime. – Deus tem um plano maravilhoso para as nossas vidas.
João ficou quieto alguns minutos, então olhou para seus tios e disse:
- Eu não estava feliz quando cheguei aqui. Tinha raiva de todos. E estava errado. Mas agora eu sei porque estou aqui e quero ficar.
Tio Jaime riu:
- Bem, não vai demorar muito e seus pais chegarão para levar você de volta para casa. E quando chegar em casa, me prometa que vai contar o segredo da melancia para seus colegas.
Poucos dias depois, os pais de João chegaram. Ficaram muito felizes em vê-lo.
E João, bem... Ele estava feliz, também. Tinha muitas coisas para contar aos pais, mas havia uma coisa especial que foi a primeira que ele contou. Alguém pode adivinhar o que foi? (Deixe as crianças responderem).
Agora eu tenho uma pergunta para você: você já descobriu o segredo da melancia? Você já creu no Senhor Jesus Cristo como seu Salvador do pecado? Você pode fazer isto hoje mesmo. Nós temos a promessa de Deus: “Creia no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16:31). Você pode recebê-Lo agora mesmo ou até na sua casa, mas gostaria de mostrar que Jesus é SEU Salvador. Se você está pronto para aceitar Jesus como Salvador, encontre comigo (Fale um lugar específico para encontrar com os que querem aceitar a Cristo).
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Para a criança não salva: que ela possa crer em Jesus Cristo e ser salva hoje.
Para a criança salva: que ela possa testemunhar a pelo menos duas crianças esta semana.
TEXTO BÍBLICO: Gênesis 3:15; Romanos 3:23; 5:12; I João 1:7; Salmos 51:7; Aos 16:31 – Outros versículos são usados durante a lição.
VERSÍCULO:                      “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo...” Atos 16:31
Este versículo será ensinado durante a lição, Faça uma explicação do versículo fazendo perguntas:
“Deus quer que você creia o que sobre Jesus Cristo?” (Que Ele morreu e ressuscitou para nos salvar).
“Como é que mostramos a Deus que nós cremos no Seu Filho?” (Recebendo Jesus como Salvador).
“Quando cremos em Jesus, Ele nos salva do que?” (Nosso pecado).
“O que significa isto?” (Ele perdoa o pecado e limpa nosso coração).
Divida o grupo em dois times e coloque os dois times de frente um com o outro. Peça para dizerem o versículo alternando as palavras.
VISUAIS: Coloque os cartazes em ordem, 1-4. Na media que  vai contando a lição, coloque os cartazes 1-3 atrás. Vire os cartazes depois de mostrar no  4. Os cartazes 5-8 já estarão na ordem certa.
      Para visuais especiais, corte 4 “melancias” de cartolina dupla face verde (duas de cada folha). Corte um retângulo 18cm. X 25 com, no centro. Cole as figuras 1-4 sobre a abertura, colocando as bordas. Figuras 5-8 aparecerão no outro lado. Tire cópias do lembrete para cada criança. Elas podem pintar o lembrete e usá-lo para contar o segredo da melancia para colegas.
Para o trabalho manual, vai precisar de um prato de papel, e lápis para cada criança(bastante hidro-cores – verde, vermelho e preto). Também, cópias dizendo as cores e versículos, para serem coladas dentro de cada melancia.
Caso não haja tempo de fazer o trabalho manual, dê à cada criança uma cópia da folha.
JOGOS: Os jogos seguintes preparam o ambiente da história com o tema da melancia. SERÁ NECESSÁRIO PELO MENOS DOIS AJUDANTES. Prepare tudo com antecedência. Oferecça um palito de picolé para que a criança que não gosta de melancia, possa tirar as sementes. Será necessário bastante guardanapos ou toalhas de papel.

COLEÇÃO DE SEMENTES: Na hora de servir a melancia, dê também um copinho de plástico para cada criança. Fale para colocar cada sementes que achar dentro do copinho, por que haverá duas competições e eles VÃO PRECISAR de TODAS as sementes!
Depois que todos terminarem de comer a melancia, peça para cada criança contar suas sementes. A criança que estiver com mais sementes, ganha um prêmio.

SOPRAR A SEMENTE: Corte duas melancias grandes de duas folhas de cartolina dupla face verde – o tamanho da folha. Se for usar em várias classes, deve ser plastificados. (Alternativo: com um marcador, desenhe dois ovais em um saco de lixo branco). Se o grupo for muito grande, prepare mais do que 10 crianças. Divida o grupo em times e faça uma linha pelo menos um metro de distância da sua “melancia”. Uma criança de cada time pega 3 sementes do seu copinho. A criança coloca uma das 3 sementes na ponta da língua e assopra, tentando colocar a semente dentro da “melancia”. Crianças assopram uma semente de cada vez e vai para o fim da fila. Continua até cada criança assoprar as três sementes. O objetivo do jogo não é rapidez, e sim pontaria. No final do jogo, os juízes contarão o número de sementes em cada oval. O time que tiver mais sementes dentro, será o vencedor.

REVEZAMENTO DE MELANCIA: Encha alguns balões verdes. Divida o grupo em times de dez, e coloque em filas. Dê um balão, representando uma melancia, à primeira criança de cada fila. Quando eles ouvirem o apito, o balão de cada time é passado por cima da cabeça da primeira criança, entre as pernas da segunda criança, e alternando dessa maneira até a última criança da fila. Aquela criança corre até a frente da fila e o jogo continua até que a criança original esteja na frente de novo. A equipe que terminar primeiro será a vencedora. Cada time tem direito a só mais um balão, no caso de estourar o primeiro.

ARREMESSO DE MELANCIA: Pegue um balão verde para cada 2 crianças e coloque água dentro. Divida as crianças em duas filas, uma olhando para a outra, com 30 cm de distância. Todos de uma fila recebem um balão cheio d’água. Cada criança deverá arremessar sua “melancia” para a criança que está na sua frente, que será o seu parceiro. Então as duas filas dão um passo para trás e arremessa os balões mais uma vez. Cada vez que são jogados os balões, fale para eles darem um passo para trás. Isto continua até estourar um balão. Aquela dupla sai da competição e o jogo continua. A última dupla são os vencedores.


Um comentário: